Tempo para Estar

No passado mês de Abril, tive a oportunidade de fazer um Retiro em Silêncio em Jampaias, uma Herdade Biológica situada no Baixo Alentejo.
 Foi o meu primeiro.
Quatro dias de prática de meditação sentada e andar, e também de passeios pelo campo, orientada por Sagarapriya, Professor Budista.
Os dias foram compostos com práticas de meditação sentada de 45 minutos, alternada com 20 minutos de meditação a andar, algumas palestras, conselhos sobre a prática e também momentos para descansar, sempre em silêncio, é claro.
E para quê fazer um Retiro deste género?


Devido ao facto, de ser em silêncio, de não haver televisão, internet, telemóveis, livros, música, enfim, qualquer tipo de entretém, cria as condições ideais para promover o autoconhecimento, investigação da mente, aprender a lidar com o que se passa com o nosso íntimo, que, a seu tempo trará os seus benefícios: paz; tranquilidade; felicidade, etc.
Houve alguém que disse, que é no silêncio que melhor nos ouvimos, e este tipo de prática confirma isso.
Uma das grandes coisas que aprendi com esta prática foi que a verdadeira paz, tranquilidade, felicidade, acontece, não através do acumular, mas sim, de saber largar.
Pela minha curta experiência que tenho de meditação (2 anos e meio), posso dizer que é um caminho de coragem e honestidade, mas os frutos que podemos colher, não têm preço.
Não dá para retratar através de fotos a essência de um retiro, mas aqui ficam algumas fotos foram tiradas no último dia do retiro.  


Mensagens populares